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Suco em pó faz mal à saúde?
07-09-2018, 06:45 PM
Resposta: #1
Suco em pó faz mal à saúde?
[Imagem: dwrbry6fif0k71xh7.png]

Em meio à correria do dia a dia, nada como fazer uma pausa e tomar um suco refrescante, principalmente quando está calor. Melhor ainda quando esse suco pode ser preparado rapidamente, apenas dissolvendo o pó em água.

A indústria alimentícia tem fornecido cada vez mais opções práticas de alimentos para consumo imediato, como bebidas em caixinhas prontas para beber, enlatados, macarrões instantâneos, dentre outros. Nem sempre esses alimentos fazem bem para a saúde devido à presença de corantes e aromatizantes artificiais além de conservantes e aditivos alimentares.

Vamos discutir um caso específico: o suco em pó faz mal à saúde ou pode ser um substituto do suco natural da fruta sem danos importantes? Continue lendo para fazer uma opção mais consciente da próxima vez que for tomar um suco.

Suco em pó
O suco em pó surgiu no fim da década de 1950. O Tang, marca mais conhecida de suco em pó, é uma mistura em pó para o preparo de suco de origem americana. Ele foi formulado para a empresa General Foods Corporation, mas hoje em dia é propriedade da indústria de alimentos Kraft Foods. Existem diversas outras marcas de suco em pó no mercado como Camp, Clight e Ki-Suco, por exemplo.

Na maioria das vezes, o suco em pó é uma versão com menos calorias do que o suco natural e fortificado com vitaminas e minerais em sua composição.

Informações nutritivas
Uma porção de 2 colheres de sopa de Tang, por exemplo, rende um copo de suco de aproximadamente 250 mL. Essa porção contém cerca de 90 calorias e 24 gramas de carboidratos, que contêm 23 gramas de açúcar, e é livre de gordura e de proteínas.

Quanto aos micronutrientes, uma porção de Tang fornece 100% da quantidade diária recomendada de vitamina C e 10% da quantidade recomendada de vitamina A, vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B6 (piridoxina) e cálcio.

A vitamina C é importante para fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo de doenças. Além disso, essa vitamina estimula a produção de colágeno.

A vitamina A é indispensável para uma visão saudável, além de também ser aproveitada pelo sistema imunológico e para funções como crescimento e desenvolvimento de tecidos.

As vitaminas do complexo B como as vitaminas B2, B3 e B6 atuam em diversas funções no metabolismo energético, nos nervos e na formação de células vermelhas no metabolismo das proteínas.

O cálcio é importante para manter a saúde dos dentes e dos ossos em dia, além de atuar na regulação da pressão arterial.

Suco em pó faz mal à saúde?
Até agora, parece que o suco em pó é uma ótima opção, já que fornece vitaminas e minerais importantes como o cálcio. Porém, o teor de açúcar é preocupante.

A Kraft Foods e outras empresas do ramo já investem em versões mais leves do suco em pó que oferecem menos açúcar para os consumidores. Tratam-se das versões light que geralmente são de sucos em pó de frutas cítricas ou de frutos silvestres. Para isso, substitui-se cerca de metade do açúcar por adoçantes artificiais.

Mesmo adotando essas opções, o suco em pó faz mal à saúde, de fato, e não é a opção mais saudável que você pode escolher. Ainda que seja comumente chamada de suco, bebidas como o Tang não são sucos. Na verdade, ingerir misturas em pó para suco é basicamente o mesmo que consumir refrigerantes sem gás.

Suco em pó não é suco
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não-Alcoólicas (Abir), o refrigerante é uma bebida sem álcool e fabricada sem sofrer fermentação à base de açúcar que pode conter substâncias como corantes, extratos ou aromas sintéticos de frutas ou vegetais e que apresentam gás carbônico em sua composição.

O suco em pó costuma apresentar todos os ingredientes mencionados acima, com exceção do gás carbônico.

Além disso, para uma bebida ser considerada um suco, ela deve ser preparada com a fruta sem adição de aditivos alimentares como aromas e corantes artificiais e a quantidade de açúcar deve ser limitada.

Ainda que o suco em pó seja fortificado com nutrientes, a bebida não satisfaz as recomendações de órgãos de saúde que indicam o consumo de pelo menos 1,5 xícara de frutas diariamente.

Além disso, o alto teor de açúcar nessas bebidas aumenta o risco de obesidade. Um estudo publicado em 2008 na revista científica Nutrition Research Reviews mostrou que existe uma relação direta entre o consumo de bebidas açucaradas e fatores como o índice de massa corporal (IMC), o peso, a quantidade de gordura e o ganho de peso em pessoas adultas.

Bebida prática, mas não saudável
O suco em pó foi uma revolução na época do seu lançamento. Isso porque os astronautas puderam levar o pó e preparar o suco durante suas viagens espaciais. A escolha do suco em pó pode ser muito prática e fácil de preparar, mas não tem nada de saudável.

Mesmo as versões light com menos açúcar não são indicadas para uma dieta saudável. O suco em pó apresenta outros ingredientes que podem fazer mal para a saúde.

A cor, por exemplo, não é real. Cerca de apenas 2% da composição do pó é composto pela fruta. Algumas marcas não contêm nem 1% de seu conteúdo em frutas. Todo o resto é uma mistura de muito açúcar com sabores e corantes artificiais.

Um dos corantes presentes em sucos em pó é a tartrazina, que tem sido associada a problemas respiratórios e hiperatividade. Além disso, a presença de açúcar em excesso e misturas de adoçantes artificiais podem representar um risco para quem é diabético ou hipertenso.

Qual a melhor opção?
Desta forma, mesmo que algumas marcas incorporem nutrientes na composição do suco em pó, optar por um suco da fruta verdadeiro é sempre a melhor opção. Se possível, faça uma opção ainda mais saudável e inclua a ingestão da fruta no lugar do suco, já que os próprios sucos de frutas engordam porque costumam ter mais açúcar e menos fibras e nutrientes do que a fruta em si.

Além disso, uma fruta fornece muito mais nutrientes e fibras dietéticas do que uma porção de suco em pó turbinado possa oferecer.

Referências Adicionais:

https://www.thelancet.com/journals/landi...0/fulltext

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23810279

https://nutritionj.biomedcentral.com/art...5-2891-3-9

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22854400

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2673878/

https://www.sciencedirect.com/science/ar...6402000486

https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf00043a017

https://caloriebee.com/diets/Disadvantag...ange-Drink

FONTE: https://www.mundoboaforma.com.br/suco-em...l-a-saude/
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