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Saúde e Bem-Estar têm um Nome: Spirulina
18-12-2013, 02:29 PM (Resposta editada pela última vez em: 18-09-2015 06:11 PM por Mediador.)
Resposta: #1
Thumbs Up Saúde e Bem-Estar têm um Nome: Spirulina
Velha conhecida dos nutricionistas, a Spirulina é uma bactéria pertencente ao grupo Cyanobacterium, mas é comumente chamada de 'alga'...

O nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, afirma que a spirulina é indicada para quem faz dieta hipocalórica, como uma forma de complementar o consumo de nutrientes. "Além disso, ela também é consumida por pessoas que estão se recuperando de cirurgias ou então alcoólatras, que precisam de um aporte nutricional maior", diz. No geral, ela é manipulada e receitada na forma de cápsula, e o consumo fica entre 500 até 2000mg por dia.

[Imagem: qxscn5.jpg]


Eis alguns benefícios da Spirulina:

- Rica em proteínas: "Ela é rica nos chamados aminoácidos essenciais, que são aqueles que nosso organismo não consegue sintetizar, e portanto temos que buscar na alimentação", afirma o nutrólogo Roberto Navarro. A Spirulina é composta de 53 a 62% de proteínas, muitas delas comparáveis as proteínas encontradas no leite e na soja. Ela é inclusive indicada como suplemento alimentar para atletas, explica o especialista.

- Poderoso antioxidante: Um artigo europeu publicado na revista científica online Real Raw Food afirma que três gramas de spirulina têm mais antioxidantes e anti-inflamatórios do que cinco porções de frutas e vegetais. De acordo com os autores, comparando os níveis de fitonutrientes (antioxidantes encontrados em vegetais, também conhecidos como isoflavonas, carotenoides, e flavonoides), a spirulina é 31 vezes mais potente do que o mirtilo, 60 vezes mais potente do que o espinafre e 700 vezes mais potente que a maçã. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e auxiliam nos processos inflamatórios, ajudando a manter a pele jovem e prevenindo doenças como o câncer.

- Cálcio para os ossos: A spirulina tem 180% mais cálcio do que o leite nas mesmas quantidades, segundo comprovou uma pesquisa de 2011 desenvolvida pelos pesquisadores da farmacêutica Cyanotech Corporation, nos Estados Unidos, e publicado na Real Raw Food. O cálcio é um importante aliado no fortalecimento dos ossos, contribuindo na prevenção da osteoporose. "Entretanto, que as melhores fontes de cálcio são os derivados de leite, justamente porque as quantidades de spirulina que deveriam ser ingeridas para ter os mesmos efeitos estão acima do recomendado", lembra o nutricionista Israel. Avaliando a tabela nutricional, a spirulina tem 10mg de cálcio para cada 3g.

- Diminui o colesterol: De acordo com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, a spirulina contém ácidos graxos essenciais da família do ômega 6. "O principal deles é o gama-linolênico, que notoriamente ajuda a reduzir e prevenir o acúmulo de colesterol", diz. Uma revisão de estudos sobre a spirulina publicada em 2011 na revista online Hindawi Publishing Corporation afirma que seu consumo pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL). A análise foi feita por pesquisadores europeus da Liverpool University Hospitals, na Inglaterra, em parceira com o Hippocrateio Hospital e a University of Ioannina, ambos na Grécia.

- Mais betacaroteno que a cenoura: "A Spirulina apresenta quantidades significativas de betacaroteno, substância que pode ser convertida em vitamina A, e assim produzir seus efeitos", explica o nutricionista Israel. A vitamina, por sua vez, ajuda na produção e manutenção dos fios de cabelo, dentes, gengiva, glândulas, membranas, mucosas, olhos e pele. "Ela também é necessária para visão noturna e para podermos diferenciar as cores, além de ser essencial para o sistema imune", completa. A pesquisa da Cyanotech Corporation afirma que a spirulina tem 3.100% a mais de betacaroteno do que cenouras na mesma quantidade. Ainda que a spirulina seja uma fonte muito rica deste nutriente, vale ressaltar que não é possível mensurar quanto de betacaroteno será transformado em vitamina A, cuja necessidade diária é de 800mcg.

- Mais ferro que o espinafre: A mesma pesquisa que fala sobre o cálcio menciona que a spirulina contém cerca de 5.100% mais ferro que o espinafre nas mesmas quantidades. O ferro atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. Uma porção de spirulina contém cerca de 6,5mg de ferro, cuja necessidade diária varia de 11mg a 8mg para homens conforme a idade e de 15mg a 18mg para mulheres conforme a idade.

- Cérebro funcionando com magnésio: "Estudos afirmam que a spirulina tem cerca de três a 15 vezes mais magnésio do que o arroz e as farinhas de trigo, milho e soja", explica Israel Adolfo. Dentre as funções do magnésio, estão atuar no funcionamento dos nervos e músculos, manutenção do ritmo cardíaco e resistência óssea, síntese de proteínas e regulação da pressão arterial. Cada 2g de spirulina contém 10mg de magnésio.

- Zinco para fortalecer a imunidade: Essencial para o fortalecimento do sistema imunológico e com poder anti-inflamatório, o zinco é outro nutriente presente na spirulina (60mcg para cada 2g). "Seu teor de zinco é de quatro a 24 vezes maior do que as farinhas de trigo, milho e soja", afirma o nutricionista Israel. Nosso corpo precisa de 8mg diariamente.

Fonte:
minhavida.com.br - Spirulina é rica em proteínas e um poderoso antioxidante

Usos da Spirulina

O emprego de Spirulina para a alimentação não é algo novo, visto que existem evidências de que os astecas a consumiam, procedente do Lago de Texcoco. Assim mesmo outras culturas da região do Lago Chade, como os Kanenmbu, também incluíam em sua dieta habitual a Spirulina na forma de bolos.

Por se tratar de um alimento rico e por se expandir ao contacto com a água do corpo, o consumo desta bactéria confere uma sensação de saciedade que inibe a fome. A humanidade conhece esta bactéria há séculos, mas foi na última metade do século XX que começou a ser empregada industrialmente. O seu cultivo industrial não se iniciou até 1962 na zona do Chade. Trata-se de um cultivo adequado para zonas áridas nas quais a salinidade da água a torna inapta para o seu emprego agrícola tradicional.

Diretamente, o seu principal emprego é para a alimentação, principalmente na forma de pílulas ou tabletes de Spirulina prensada. Os seus principais consumidores são os vegetarianos devido a duas características: o seu elevado conteúdo em proteínas de alto valor biológico. Também se emprega como fonte de pigmentos como são a ficocianina ou xantófilas, ou de ácidos graxos poli-insaturados. Devido ao alto conteúdo em proteínas também se tem estudado a substituição de proteína de soja com spirulina para alimentação animal. Como tal, outro nome da spirulina é "proteína unicelular" ou "single cell protein". Além disto, também é utilizada como alimento para peixes.

Características Nutricionais

Suas características nutricionais são as seguintes:

- Proteínas: ao redor de 65% em peso seco é formado por proteínas.O mais importante destas é a sua composição em aminoácidos já que não só contém todos os essenciais, mas também a sua disponibilidade é muito alta. Por exemplo para a lisina se tem descrito até 85% de biodisponibilidade. A metionina é o aminoácido limitante na maioria das espécies.

- Hidratos de carbono: entre 8 e 14% principalmente na forma de polissacarídeos dos quais os monômeros principais são glucose, galactose, manose e ribose.

- Lipídios: aproximadamente 6%, mas tanto as suas quantidades como composição variam em função das condições de cultivo, principalmente luz e nitrogénio. Se a luz for escassa aumentará o conteúdo de lípidos como reserva de energia.

- Ácidos nucleicos: seu baixo conteúdo em ácidos nucleicos faz da Spirulina um produto adequado para suplementação em pacientes com antecedentes ou predisposição à gota, visto que no metabolismos dos ácidos nucleicos se produz ácido úrico.

- Vitaminas: por tratar-se de organismos fotoautótrofos, têm elevadas concentrações de pigmentos, entre eles β-caroteno, isto é, pró-vitamina A. Além disto, a Spirulina é o organismo não animal com maior conteúdo em vitamina B12 ou cobalamina, porém essa vitamina é análoga. Não é uma vitamina B12 ativa em seres humanos, ela apenas é dosada no sangue como se fosse a verdadeira, não sendo uma fonte segura.

Fonte:
Wikipédia - Spirulina

[Imagem: ad_tudo_saudavel_spirulina.png]


[Imagem: SpirulinaAerialView_0.jpg]


Uma microalga de sucesso

Spirulina é uma alga verde-azul, fotossintética, filamentosa e tem formato helicoidal. Dentre as várias espécies de espirulina existentes as mais importantes são a espirulina máxima e a espirulina platensis, esta última vem sendo cultivada e estudada na Fazenda Tamanduá há seis anos. A espirulina cresce e se reproduz em lagos naturalmente ricos em minerais, principalmente bicarbonato e carbonato de sódio, e com pH elevado, condições que são encontradas em regiões tropicais e subtropicais quentes, ensolaradas e isoladas no México, Chade, Etiópia, Zaire, Zâmbia, etc.

Em razão de sua grande habilidade em produzir proteínas em quantidade (60-70%) e de qualidade, com todos os aminoácidos essenciais em perfeito balanço, e por ser uma das poucos organismos capaz de sintetizar vitamina B12, a Spirulina tem sido indicada na alimentação humana e é considerada o alimento do futuro.

O cultivo da Spirulina como alternativa alimentar que possa contribuir com a redução da desnutrição de grande parcela da população brasileira e, especificamente, com baixo custo, tem sido um referencial em pesquisas desenvolvidas principalmente no Nordeste do Brasil.

Por ter um rico potencial nutricional, que possibilita sua aplicação como um suplemento nutricional para humanos e animais, poderá substituir as fontes artificiais de nutrientes, possuindo a combinação perfeita dos diferentes constituintes de forma equilibrada, torna-se um potente suplemento que irá substituir muitos dos suplementos utilizados na alimentação no mundo.

Este é um fotobiorreator com capacidade para 40 mil litros:
[Imagem: spirul4.jpg]


Fonte:
Jornal Fazenda Tamanduá - Janeiro de 2011
Instituto Fazenda Tamanduá: Spirulina - Uma microalga de sucesso

A história das algas é tão antiga quanto à história do surgimento da vida na Terra. Esta micro-alga (Spirulina), hoje comercializada por causa de sua extrema riqueza em minerais e vitaminas, sempre foi conhecida pelas populações antigas que a usavam regularmente como suplemento alimentar, especialmente quando a comida estava escassa.

Considerada há tempos como alimento diferenciado, atualmente vem se descobrindo o efeito funcional que esta alga traz consigo, rica em substâncias antioxidantes, este alimento funcional, combate o envelhecimento precoce, bem como as agressões as quais o nosso organismo costuma sofrer como stress, radiações, tabagismo e uso de álcool.
Laboratórios estão procurando atualmente as diversas áreas de aplicação em que a Spirulina poderia ser eficaz. Atualmente, os estudos pré-clínicos indicam vários efeitos terapêuticos, tais como a redução de colesterol e reação muito positiva contra herpes, diabetes, tuberculose e malária. Por outro lado, estudos científicos mais recentes tendem a mostrar a capacidade de Spirulina para impedir a replicação viral e fortalecer os mecanismos do sistema imunológico. (Ambrosi, et al,. 2008)

Dada sua alta produtividade de proteína Spirulina requer 30 vezes menos área de cultura do que plantar soja, 40 vezes menos do que milho e 300 vezes menos do que carne bovina. Spirulina consome muito menos água doce por quilo de proteína do que qualquer outro alimento, 3 vezes menos do que para a soja, seis vezes menos do que no caso do milho e 50 vezes menos do que a carne de boi.

A Spirulina é o alimento natural mais rico que contém 12 vezes mais nutrientes que lentilha, 40 vezes mais ferro que o espinafre. O ferro é muito mais absorvível que a carne de sol. A taxa de magnésio é tão elevada quanto à do gérmen de trigo. Contém tanto cálcio quanto o leite. É um alimento rico em beta-caroteno.





Como cultivar spirulina

Conselhos simples para produzir spirulina no lar

A spirulina pode viver em água salgada e alcalina ao mesmo tempo, num recipiente resistente à corrossão. Aqui pode ver algumas indicações para cultivá-la em casa.
Inicialmente, deve ter um recipiente ou tanque com ângulos redondos, para facilitar a agitação e higiene dos cantos. Geralmente são usados tanques com bordas de 40 cm.

Os tanques podem ter uma superfície de 1 m², correspondendo às necessidades de spirulina duma pessoa, embora esta característica não constitui uma limitação, apenas resulta imprescindível levar em conta a necessidade de agitar periodicamente o tanque.

Para facilitar o seu desaguamento, o fundo do tanque deve ter um hoco e uma ligeira inclinação.
A agitação superficial dos tanques pode ser realizada a mão ou com uma vassoura, uma vez cada hora ou duas horas. Aliás, deve agitar uma vez por dia o fundo do recipiente.

A temperatura do médio de cultivo é o fator climático mais importante, que incide diretamente na rapidez do crescimento e a qualidade da spirulina. Por debaixo de 20°C o crescimento é praticamente nulo, sendo a temperatura ótima para o desenvolvimento por volta de 37°C.

A iluminação é fundamental para o crescimento, mas não deve manter-se de modo continuado as 24 horas do dia. O sol pleno não é ótimo: uma meia sombra é o melhor. Também é muito importante que o médio de cultivo registre uma temperatura de ambiente elevada, sem depender apenas da entrada da luz solar.

A chuva e o vento são benéficos, mas é preciso controlar que a água não transborde o tanque e ao mesmo tempo não tenha pó nem folhas. A água usada no médio de cultivo deve ser limpa ou filtrada, para eliminar possíveis contaminações. Este líquido oferece os oligoelementos e o cálcio que precisa a spirulina, além do carbono e as sais que devem dispor-se ao mesmo tempo.

Fonte:
- via Notícias Naturais: Saúde e Bem-Estar têm um Nome: Spirulina
- Innatia.com - Como cultivar Spirulina

[Imagem: Jacinta_1972_C_pia.jpg]

"Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." (Lucas 21:28)
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Shoyu e Missô Orgânicos Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
18-12-2013, 04:25 PM
Resposta: #2
RE: Saúde e bem-estar têm um nome: Spirulina
Muito bom!

Mais uma maravilha que a natureza nos proporciona, mas é pena que não ajude na insônia.

Por falar nisto se algum membro souber de uma solução boa para acabar com a insônia me informe, pois eu estou ruim de cama (para não haver mal entendido: Não estou dormindo bem).Smile

Na PAZ.
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18-12-2013, 05:23 PM
Resposta: #3
RE: Saúde e bem-estar têm um nome: Spirulina
(18-12-2013 04:25 PM)Minerim Escreveu:  Muito bom!

Mais uma maravilha que a natureza nos proporciona, mas é pena que não ajude na insônia.

Por falar nisto se algum membro souber de uma solução boa para acabar com a insônia me informe, pois eu estou ruim de cama (para não haver mal entendido: Não estou dormindo bem).Smile

Na PAZ.

Ouvi falar que comer alface ajuda.

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as ASTUTAS CILADAS do diabo."
EFÉSIOS: 6,11
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18-12-2013, 10:39 PM
Resposta: #4
RE: Saúde e bem-estar têm um nome: Spirulina
(18-12-2013 04:25 PM)Minerim Escreveu:  Muito bom!

Mais uma maravilha que a natureza nos proporciona, mas é pena que não ajude na insônia.

Por falar nisto se algum membro souber de uma solução boa para acabar com a insônia me informe, pois eu estou ruim de cama (para não haver mal entendido: Não estou dormindo bem).Smile

Na PAZ.

Procure por melatonina, de preferencia importada, usei por um tempo e gostei.
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Maca Peruana pelo menor preço você encontra na Tudo Saudável
19-12-2013, 12:08 AM
Resposta: #5
RE: Saúde e bem-estar têm um nome: Spirulina
(18-12-2013 04:25 PM)Minerim Escreveu:  Muito bom!

Mais uma maravilha que a natureza nos proporciona, mas é pena que não ajude na insônia.

Por falar nisto se algum membro souber de uma solução boa para acabar com a insônia me informe, pois eu estou ruim de cama (para não haver mal entendido: Não estou dormindo bem).Smile

Na PAZ.

um bom skank ou um bom haxixe vai te ajudar com certeza!!!
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Mediador (23-12-2013), Minerim (19-12-2013)
19-12-2013, 08:33 AM
Resposta: #6
RE: Saúde e bem-estar têm um nome: Spirulina
(18-12-2013 04:25 PM)Minerim Escreveu:  Muito bom!

Mais uma maravilha que a natureza nos proporciona, mas é pena que não ajude na insônia.

Por falar nisto se algum membro souber de uma solução boa para acabar com a insônia me informe, pois eu estou ruim de cama (para não haver mal entendido: Não estou dormindo bem).Smile

Na PAZ.

Olha @Minerim, quando não consigo dormir, eu uso maracujá! Pelo menos comigo funciona. Sempre guardo em casa um chazinho ou em comprimido fitoterápico (Passiflora) / Maracugina.

[Imagem: Jacinta_1972_C_pia.jpg]

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Fire Fox (19-12-2013), Minerim (19-12-2013)
19-12-2013, 03:44 PM
Resposta: #7
RE: Saúde e bem-estar têm um nome: Spirulina
Obrigado a todos pelas dicas.

Vou analisar e ver como é que fica.

Na PAZ.
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20-12-2013, 10:52 AM (Resposta editada pela última vez em: 20-12-2013 02:33 PM por Campanário.)
Resposta: #8
RE: Saúde e bem-estar têm um nome: Spirulina
(19-12-2013 03:44 PM)Minerim Escreveu:  Obrigado a todos pelas dicas.

Vou analisar e ver como é que fica.
V
Na PAZ.

Um banho quente antes de dormir para relaxar a musculatura.

Um cha de camomila ou erva doce

Um cd de sons relaxantes, por exemplo som de cachoeira, tocando na cabeceira da cama.

E vc tera bons sonhos amigo @Minerim

Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our minds (Redemption Song - Bob Marley)
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Fire Fox (20-12-2013), Mediador (20-12-2013), Minerim (20-12-2013)
21-12-2013, 12:52 AM
Resposta: #9
RE: Saúde e bem-estar têm um nome: Spirulina
Existem aí vários paliativos, mas dormir bem mesmo, você consegue não levando problemas para a cama e depois de fazer sexo com muito amor, na paz, com a pessoa amada.
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Campanário (21-12-2013), Mediador (21-12-2013)
21-12-2013, 04:28 AM
Resposta: #10
RE: Saúde e bem-estar têm um nome: Spirulina
(20-12-2013 10:52 AM)Campanário Escreveu:  
(19-12-2013 03:44 PM)Minerim Escreveu:  Obrigado a todos pelas dicas.

Vou analisar e ver como é que fica.
V
Na PAZ.

Um banho quente antes de dormir para relaxar a musculatura.

Um cha de camomila ou erva doce

Um cd de sons relaxantes, por exemplo som de cachoeira, tocando na cabeceira da cama.

E vc tera bons sonhos amigo @Minerim

Boa @Campanário! Esqueci dos 'sons naturais'... Eu tenho comigo um CD com sons da natureza. Árvores que chacoalham com o vento e canários cantando alegremente! Não tem preço! Se puder conseguir, @Minerim, vai ajudar pra caramba!
Abraços!

[Imagem: Jacinta_1972_C_pia.jpg]

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