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Os benefícios da soja para a saúde
18-10-2015, 04:06 PM (Resposta editada pela última vez em: 18-10-2015 04:09 PM por Bruna T.)
Resposta: #1
Os benefícios da soja para a saúde
Adriele Barcelos Rodrigues
CRN 9-12064/ Nutricionistra

[Imagem: soja%20%20-%20tudo%20sobre_16957_37816.jpg]


História

Utilizada no Oriente há mais de cinco mil anos, onde é considerada um grão sagrado a soja é um importantíssimo alimento funcional, sendo um dos alimentos mais completos em termos de propriedades nutricionais.

O cultivo do grão passou a ser estimulado no Brasil em meados dos anos 1950 por ser a melhor alternativa de verão para suceder o trigo, cultivado no inverno.

Além da soja amarela mais utilizada e cultivada, temos a soja preta rica em fitoquimicos que proporcionam o pigmento escuro capazes de agir nas células que armazenam gorduras em nosso corpo e favorecer a perda de peso, e edamame a soja com os grãos ainda imaturos contendo vitaminas e minerais porém baixa quantidade de isoflavona.

Os nutrientes encontrados na soja

Considerando uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj em 100g – 1 concha, a soja oferece, cerca de 73% de proteína, nutriente responsável pelo crescimento, conservação e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células. Para os veganos é um boa escolha para substiruir a carne. Excelente fonte de fibras solúveis, essas que além de contribuir para o bom funcionamento do intestino auxilia o controle glicêmico, de peso, e colesterol.

Ainda contém vitamina K, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e vitamina C. Não contém colesterol e sua gordura apresenta alto teor de gorduras poli-insaturadas, vitais ao nossoorganismo, como ômega 6 e ômega 3, gordura que ajuda a aumentar as taxas do "colesterol bom", o HDL, e manter baixas as taxas do colesterol ruim, o LDL. Outro nutriente que merece destaque é a isoflavona substância que ajuda a atenuar os efeitos da menopausa e evitar a perda de massa óssea.

[Imagem: artigo-1-3.jpg]


Menopausa e consumo de soja

No período em que a mulher entra na menopausa, entre 45 e 55 anos ocorre a queda dos hormônios estrogênio e progesterona gerando sinais e sintomas como ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia dos órgãos genitais.

O equilíbrio hormonal pode melhorar com uso da soja, já que esta contem isoflavonas a qual apresenta estrutura semelhantes à do estrogênio, agindo como uma espécie de reposição hormonal para as mulheres que tem sintomas mais leves e que não vão fazer reposição hormonal. Quantidade mínima necessária para obter benefícios são 50 miligramas de isoflavonas que equivale a 3 colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu.

Na tabela ao lado elaborada a partir de estudos realizados na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, relaciona, de forma direta, alguns alimentos derivados de soja e o respectivo teor de isoflavona.

A soja no controle do colesterol

As doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e arteriosclerose estão associados ao alto nível de colesterol sanguíneo e do LDL-colesterol, várias pesquisas mostram que o uso do grão de soja 20g já contribuem para grandes melhoras, isso ocorre porque o grão é rico em gorduras poli-insaturadas, gorduras do bem.

Saúde dos Ossos

A perda da massa óssea, está ligada não apenas com nosso sistema hormonal mas também por questões genéticas. O que beneficia nossos ossos com seu consumo são os fitoestrógenos presentes que podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose.

Quanto de soja posso consumir?

O Ministério da Saúde recomenda consumir uma quantidade diária máxima de uma concha de soja por dia, o equivalente a cerca de 100 gramas até 3x por semana devido à alta quantidade de isoflavona a orientação vale tanto para homens quanto para mulheres. Já o leite de soja possui uma quantidade menor de isoflavonas podendo ser consumido 1 copo por dia.

Como consumir a soja?

Podemos encontra-la de diversas formas como leite, farinha, grão, tofu, óleo e soja texturizada. Porém a melhor maneira de ingerir o alimento é como tofu, pois dessa forma os nutrientes da soja serão mais bem absorvidos pelo organismo.

O óleo de soja e a soja texturizada são alimentos empobrecidos em nutrientes em comparação as outras variedades do grão. Outra ótima alternativa, especialmente porque é enriquecido com cálcio durante a sua fabricação é o leite de soja. A bebida à base de soja é um alimento nutritivo, tem proteínas, vitamina A e vitamina D, tem quase todos os benefícios do grão de soja. Apenas um pouco menos de fibras, mas nada nutricionalmente significativo.

Para o preparo do grão é interessante deixá-lo de molho na água entre 10 e 12 horas antes do consumo, assim é possível diminuir a quantidade de ácido fítico na soja. Composto que dificulta a absorção de alguns nutrientes presentes no alimento, como o cálcio, o ferro e o zinco.

[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcSLURz9yQ3LhYhva6KpHaK...frTqe4GJQg]


Existe contraindicação?

Existe o risco teórico do grão dificultar a formação dos hormônios tireoidianos, pessoas com hipotireoidismo devem conversar com o seu médico antes de consumir a soja. Entretanto já é um ideia ultrapassada, pois a relação entre soja e tireoide foi observada na década de 1960 com a identificação de vários casos de bócio em crianças que ingeriram fórmula infantil a base do grão. Porém, esses casos não têm sido mais associados com a soja desde que as fórmulas foram fortificadas com o iodo.

O consumo deve ser evitado para quem é alérgico a ela, após confirmação de exames. No mais, é um excelente alimento rico em proteínas vegetais, ácido fólico, vitaminas do grupo B, magnésio e zinco, etc.

Fonte: http://www.cemil.com.br/pratique-saude-a...ra-a-saude



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