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Manjericão: nutrição, benefícios para a saúde, usos e muito mais
14-09-2019, 09:23 PM
Resposta: #1
Manjericão: nutrição, benefícios para a saúde, usos e muito mais
[Imagem: 2019-09-14-19-36-03-www-healthline-com-1dc49fb3079a.png]

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O manjericão é uma erva verde frondosa e saborosa, originária da Ásia e da África.

É um membro da família de menta e existem muitas variedades diferentes.

Popular como tempero alimentar, esta erva aromática também é usada em chás e suplementos que podem fornecer uma série de benefícios à saúde.

Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre manjericão, seus benefícios e usos.

Variedades Mais Comuns

[Imagem: 2019-09-14-19-39-03-www-google-com-1ae461121f15.png]

Existem muitas variedades diferentes de O. basilicum , incluindo (1 Fonte Confiável):

* Manjericão: O manjericão popular mais cultivado, conhecido por ser usado em pratos italianos. Comumente vendido seco em supermercados. Tem um sabor de cravo-da-índia.
* Bush ou manjericão grego: tem um aroma forte, mas sabor suave, podendo ser substituído pelo manjericão doce. Forma um arbusto compacto com folhas pequenas e cresce bem em uma panela.
* Manjericão tailandês: tem sabor de anis-alcaçuz e é comumente usado em pratos tailandeses e do sudeste asiático.
* Manjericão de canela: nativo do México. Tem um sabor e aroma de canela. Geralmente servido com legumes ou legumes apimentados e fritos.
* Manjericão de alface: Apresenta folhas grandes, enrugadas e macias, com sabor semelhante a alcaçuz. Funciona bem em saladas ou jogado com tomate e azeite .

O manjericão comumente usado em suplementos e chás de ervas é o manjericão sagrado - às vezes chamado de tulsi - que é a espécie O. tenuiflorum ,também conhecido como O. sanctum . É adicionado a alguns pratos tailandeses devido ao seu sabor distinto(1 Fonte Confiável).

[Imagem: 2019-09-14-19-40-13-www-healthline-com-c4bf038d297b.png]

Nutrientes e compostos vegetais

Como as receitas exigem quantidades relativamente pequenas de manjericão, esta erva contribui com poucas vitaminas e minerais em dietas típicas.

Aqui está o conteúdo nutricional mais notável de 1 colher de sopa (cerca de 2 gramas) de manjericão ( 2 , 3 ):

[Imagem: 2019-09-14-19-36-14-www-healthline-com-d0eca9e92de6.png]

Embora o manjericão seco seja mais concentrado em nutrientes, você usa menos nas receitas em comparação com as frescas. Portanto, nem é uma fonte significativa da maioria dos nutrientes - exceto vitamina K .

A Basil também fornece compostos vegetais benéficos que possuem propriedades antioxidantes , anti-inflamatórias e outras propriedades sanitárias (4 Fonte Confiável, 5 Fonte Confiável).

Além disso, esses compostos dão ao manjericão sua “essência” - ou aroma e sabor distintos. É por isso que os óleos derivados de manjericão e outras plantas são chamados de óleos essenciais (4 Fonte Confiável).

[Imagem: 2019-09-14-19-49-48-www-healthline-com-59225c7bf16f.png]

Benefícios para a saúde

O manjericão não é apenas um remédio popular para doenças como náuseas e picadas de insetos, mas também amplamente utilizado na medicina tradicional chinesa, medicina ayurvédica e outros sistemas de medicina holística (4 Fonte Confiável, 6 Fonte Confiável, 7 Fonte Confiável).

Hoje, os cientistas estudam os potenciais benefícios medicinais do manjericão. Extratos ou óleos essenciais de manjericão, que fornecem quantidades concentradas de compostos vegetais, geralmente são testados em vez de folhas inteiras (8 Fonte Confiável).

Estudos em tubo de ensaio ou em animais geralmente são realizados para determinar se vale a pena desenvolver substâncias em medicamentos e testes em pessoas.

Benefícios potenciais do manjericão doce

Abaixo está um resumo dos benefícios potenciais dos extratos de manjericão, principalmente com base em estudos com ratos e tubos de ensaio. Se os mesmos resultados ocorreriam nas pessoas é incerto.

Estudos preliminares sugerem que o manjericão pode:

* Reduza a perda de memória associada ao estresse e ao envelhecimento (9 Fonte Confiável, 10 Fonte Confiável).
* Reduzir a depressão relacionada ao estresse crônico (11 Fonte Confiável, 12 Fonte Confiável).
* Reduza os danos do acidente vascular cerebral e apoie a recuperação, seja dada antes ou logo após um acidente vascular cerebral (13 Fonte Confiável, 14 Fonte Confiável).
* Melhorar o açúcar no sangue em jejum, colesterol e triglicerídeos (15 Fonte Confiável, 16 Fonte Confiável, 17 Fonte Confiável).
* Reduza a pressão arterial em pessoas com hipertensão (18 Fonte Confiável).
* Relaxe os vasos sanguíneos e afine seu sangue, semelhante à aspirina (19 fonte confiável, 20 Fonte Confiável).
* Proteja-se contra os danos da aspirina no seu intestino, principalmente prevenindo úlceras (21 Fonte Confiável).
* Prevenir certos tipos de câncer , incluindo mama, cólon e pâncreas (8 Fonte Confiável, 22 Fonte Confiável, 23 Fonte Confiável).
* Aumente o estado de alerta mental quando inalado como aromaterapia (24 fonte confiável, 25 Fonte Confiável).
* Inibir o crescimento de bactérias que causam cáries dentárias (26 Fonte Confiável).
* Melhorar a segurança dos alimentos, como se integrados à embalagem de alimentos pelos fabricantes (8 Fonte Confiável, 27 Fonte Confiável, 28 Fonte Confiável, 29 Fonte Confiável).
* Oferecer uma alternativa aos antibióticos para doenças infecciosas, incluindo o combate a cepas de bactérias resistentes a antibióticos (7 Fonte Confiável, 30 Fonte Confiável).
* Repelir insetos, como mosquitos e carrapatos (31 Fonte Confiável, 32 Fonte confiável).

Os estudos com camundongos geralmente fornecem 100 a 400 mg de extrato de manjericão por kg (220 a 880 mg por libra) de peso corporal. Doses humanas adequadas são desconhecidas (4 Fonte Confiável, 10 Fonte Confiável, 15 Fonte Confiável).

Benefícios potenciais do manjericão sagrado

O manjericão sagrado tem uma longa história de uso para muitas doenças, incluindo muitas das listadas acima. Embora existam poucos estudos em humanos, seus resultados são encorajadores (33 Fonte Confiável).

Quando 60 pessoas com diabetes tipo 2 tomaram 250 mg de extrato de manjericão sagrado ao lado de um medicamento para diabetes todos os dias antes do café da manhã e do jantar por três meses, elas tiveram uma diminuição de 18% na média de açúcar no sangue em comparação com as que usavam apenas o medicamento ( 34 Fonte Confiável ).

Além disso, em um estudo realizado em 158 pessoas com pelo menos três sintomas de estresse, tomar 1.200 mg de extrato de manjericão diariamente por seis semanas foi 39% mais eficaz na melhoria dos sintomas gerais de estresse do que um placebo (35 Fonte Confiável).

Mais estudos em humanos são necessários para verificar a eficácia e a dosagem.

[Imagem: 2019-09-14-19-50-03-www-healthline-com-bc48fdfa4235.png]

Compra, crescimento e armazenamento

Embora o manjericão fresco dê sabor mais forte, o manjericão seco é menos caro e mais conveniente. Você também pode comprar manjericão congelado em cubos com porções de receita na seção de freezer das lojas.

O manjericão é o mais difundido, mas você pode encontrar outras variedades nos mercados agrícolas ou étnicos, como nas lojas de comida asiática. Como alternativa, tente cultivar o seu próprio.

Você pode cultivar manjericão em qualquer lugar com temperaturas noturnas acima de 60 ℉ (15,5 ℃) por pelo menos dois meses. O manjericão é sensível ao frio e gosta de exposição ao sol o dia todo.

Você pode cultivar manjericão a partir de uma semente plantada na terra ou um caule cortado de outra planta que você coloca na água até que as raízes comecem a crescer. O manjericão floresce em um vaso de jardim ou pátio que drena bem.

Colha as folhas de manjericão conforme necessário, mas não as retire das plantas. Para incentivar o crescimento adequado, corte o caule em direção ao fundo, para que apenas duas a quatro folhas permaneçam na planta.

Coloque as hastes de manjericão fresco em uma jarra com água da torneira para manter as folhas frescas por alguns dias. É discutível se você deve refrigerar o manjericão fresco, pois as temperaturas frias podem descolorir as folhas.

Se você tem muito manjericão fresco, pode secar as folhas e armazená-las em uma jarra com uma tampa bem apertada. Evite esfarelar as folhas até precisar delas, pois isso ajuda a reter seus óleos essenciais, aromas e sabores.

[Imagem: 2019-09-14-19-50-17-www-healthline-com-7e55a2b4bba2.png]

Usos culinários

Manjericão dá gosto a pratos de tomate, saladas, abobrinha, berinjela, temperos de carne, recheio, sopas, molhos e muito mais.

O pesto - um molho verde cremoso - é um dos usos mais populares do manjericão. É tipicamente feito de manjericão esmagado, alho, queijo parmesão, azeite e pinhões, embora também estejam disponíveis opções sem laticínios. Experimente como molho ou sanduíche.

O manjericão complementa outras ervas e especiarias, como alho , manjerona, mostarda, orégano, pimentão, salsa, pimenta, alecrim e sálvia.

Se você tiver manjericão fresco, pegue apenas as folhas - não o caule. Geralmente, é melhor adicionar manjericão fresco na etapa final do cozimento, porque o calor pode diminuir o sabor e a cor verde brilhante ( 36 ).

Se uma receita exigir manjericão fresco, mas você só secou, ​​use apenas 1/3 da medida, pois o seco é mais concentrado.

Se você estiver cozinhando sem receita, use as seguintes quantidades por 450 gramas de comida como um guia geral ( 2 , 3 ):

[Imagem: 2019-09-14-19-50-33-www-healthline-com-ab521f7b2742.png]

[Imagem: 2019-09-14-19-50-45-www-healthline-com-6afb403fb3cb.png]

Segurança e efeitos colaterais

O manjericão é geralmente seguro quando consumido em pequenas quantidades, mas são necessárias algumas precauções.

As folhas de manjericão são ricas em vitamina K, o que ajuda a coagular o sangue. O consumo elevado pode interferir com medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina ( 37 ).

Se você estiver tomando um afinador de sangue, tente consumir quantidades consistentes de vitamina K diariamente, para que seu médico possa regular sua medicação. Comer alimentos feitos com muito manjericão - como pesto - pode tornar isso difícil ( 37 , 38 ,39 Fonte Confiável).

Por outro lado, os extratos de manjericão - como os encontrados em suplementos - podem afinar o sangue, causando problemas se você tiver um distúrbio hemorrágico ou uma cirurgia futura (40 Fonte confiável, 41 Fonte confiável).

Além disso, as pessoas que tomam medicamentos para baixar a pressão arterial ou medicamentos para diabetes devem ter cuidado com os suplementos de manjericão, pois podem diminuir a pressão sanguínea e o açúcar no sangue. O seu médico pode precisar diminuir a dose do medicamento (18 Fonte Confiável, 34).

Evite o manjericão se estiver grávida ou tentando engravidar. Estudos em animais sugerem que os suplementos de manjericão sagrado podem afetar negativamente o esperma e desencadear contrações na gravidez. Os riscos durante a amamentação são desconhecidos (42 Fonte confiável, 43 Fonte Confiável).

Embora as alergias ao manjericão sejam raras, alguns casos foram observados em pessoas que reagiram ao pesto (44 Fonte Confiável).

[Imagem: 2019-09-14-19-51-00-www-healthline-com-6aecf0c13613.png]

A linha inferior

Basil vem em muitas variedades. Embora esta erva não contribua com nutrientes significativos para sua dieta, ela pode apimentar suas refeições.

Embora o manjericão seja tipicamente adicionado aos chás e suplementos de ervas, estudos sugerem que o manjericão doce pode proporcionar benefícios semelhantes à saúde, como redução do estresse e controle de açúcar no sangue.

Lembre-se de que são necessários mais estudos em humanos sobre os dois tipos de manjericão.

Tente cultivar manjericão por conta própria e adicioná-lo a molhos, saladas e sopas - seu paladar agradecerá.

FONTE: https://www.healthline.com/nutrition/basil
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