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Desmistificando as dietas da Moda: Dieta sem Carboidrato
14-05-2014, 12:04 AM
Resposta: #1
Desmistificando as dietas da Moda: Dieta sem Carboidrato
Desmistificando as dietas da Moda: Dieta sem Carboidrato

[Imagem: Desmistificando-as-dietas-da-Moda-Dieta-...mulher.jpg]


Ao colocar a estética em primeiro lugar, muitas pessoas recorrem a métodos duvidosos, como “dietas da moda”, para alcançar um ideal de beleza. Para o nutrólogo Antonio Lancha Jr., pesquisador e professor titular na Escola de Educação Física e Esporte da USP, as pessoas procuram dietas por não terem uma educação nutricional adequada.

Grande crítico de dietas em geral, Lancha explica que, por serem estabelecidas por um determinado período, as dietas não alteram significativamente os erros no padrão alimentar, o que acaba levando a pessoa a engordar e ter novamente complicações após o término da dieta.

Ele defende, por outro lado, uma reeducação alimentar, que mude o esqueleto da alimentação, levando em consideração as características e gostos do indivíduo, pois uma alimentação saudável deve estar relacionada ao prazer e não ao sofrimento.

Algumas dietas restritivas em determinados nutrientes, prometendo milagres e tendo como “garotas propaganda” algumas celebridades consideradas modelos de beleza, viraram tendência nos últimos anos.

Sobre a eficiência desses métodos, o nutrólogo alerta que “Toda vez que você faz uma restrição calórica de qualquer natureza, por qualquer nutriente, você acaba provocando redução de peso, o que não significa que houve perda de gordura”.

Às vezes, acontece exatamente o contrário, a pessoa consegue reduzir seu peso corporal, mas acaba aumentando sua porcentagem de gordura.

[Imagem: dietas-da-moda-carboidrato-discovery-mulher.jpg]


A restrição de carboidrato dificulta a utilização da gordura como fonte de energia

Uma das dietas mais populares dos últimos tempos é a que restringe e ingestão de carboidratos, principalmente no período da noite.

Mas abrir mão de um nutriente tão importante pode ser contraproducente quando o objetivo é perder gordura corporal.

Primeiramente, a restrição de carboidrato, como explica Lancha Jr, “leva a uma grande produção de corpos cetônicos, que são indicativos de que a queima da gordura não está funcionando efetivamente e de que estamos consumindo nossa massa muscular.

Ela dificulta a utilização da gordura como fonte de energia, pois o carboidrato é necessário para oxidar a gordura. “.

Ou seja, para emagrecer de fato (queimar gordura), nós precisamos ingerir carboidrato.

Além disso, o nutrólogo explica que zerar o carboidrato a noite dificulta o estado de sono, “pois a redução de glicose no sangue faz com que o organismo dispare diversos sinais, através de hormônios, para que você busque alimento.

Ele dispara um sinal chamado de sistema simpático, que é o sistema de luta ou fuga, e que, uma vez disparado, impede que a pessoa tenha um sono tranquilo”.

Uma outra questão a ser considerada é que “ao retirar o carboidrato da alimentação, invariavelmente aumentamos o consumo dos outros dois nutrientes fornecedores de energia, Gordura e Proteína”.

A gordura, além de ser muito mais calórica, tem a digestão muito mais complexa e lenta, o que também dificulta bastante na hora de dormir.

Evidências científicas mostram que o carboidrato, longe de ser vilão, na verdade é um aliado em uma alimentação saudável. De acordo com Lancha Jr. “o carboidrato é a estratégia fundamental para garantir a queima de gordura e preservar a massa muscular.

Ao restringir o carboidrato na alimentação, nós perdemos massa magra e, proporcionalmente, deixamos o organismo mais gordo, mesmo que haja redução de peso.”.

Ele ressalta que “Isso é complicado tanto na questão da saúde como na estética, pois perdendo massa muscular, a pessoa perde o que é popularmente chamado de definição, ou seja, as características de um organismo magro”.

Fonte:
http://discoverymulher.uol.com.br/saude/...rboidrato/
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15-05-2014, 04:21 PM (Resposta editada pela última vez em: 15-05-2014 04:22 PM por jjmac.)
Resposta: #2
RE: Desmistificando as dietas da Moda: Dieta sem Carboidrato
Infezlimente muitas pessoas realmente acham que carboidrato engorda. Não mesmo.

O que engorda é uma desproporção entre o que entra no corpo em forma de energia e o gasto diario de energia pelo corpo.

A dificuldade enorme de emagrecimento atual se deve, em grande parte, ao estilo de vida das pessoas: passam grande parte do dia em atividades que não geram altos gastos energeticos, mas que apesar disso geram fatiga mental e corporal, não há exercicios fisicos e alimentação com quantidades absurdas de carboidratos (como por exemplo, em refrigerantes).

Esse excesso no consumo energetico (seja atraves de carboidratos, proteinas ou gorduras) vai fazer o corpo estocar energia em forma de gordura.

Fazer uma restrição calorica as custas de carboidrato, vai forçar o corpo a produzir esses carboidratos (que tem como função principal dar energia suficiente pro corpo funcionar) a partir das proteinas. Não só da alimentação mas dos proprios musculos.

Dai, ao final de uma dieta, pode existir um peso menor (perda muscular), mas uma maior proporção de gordura corporal (mais leve que musculos).

A produção de glicose a partir de proteinas leva a um aumento da produção de corpos cetonicos, como dito no texto, e podem sobrecarregar os rins, com aumento da ureia e creatina corporal.

Pra quem está fazendo exercicios fisicos, mesmo que buscando emagrecimento, a coisa piora.

São os carboidratos que dão energia para a atividade fisica. Proteinas respondem por menos de 2% da energia em até 1h de atividade fisica e preenchem entre 5 a 15% em atividades longas ( a partir de 3h de atividade).

E as gorduras? todo mundo quer queimar gorduras durante os exercicios! Bom, há um incremento na utilização de gorduras até a 60% de intensidade do VO2max. A partir disso se mantem ou tem leve diminuição e a utilização de carboidratos aumenta. E muito.

Então o melhor pra quem quer queimar gorduras é fazer exercicios longos a 60% ou menos do VO2max? Não.

Olha o quanto os carboidratos são importantes!

Vamos supor que o "Jão" tem o VO2max de 3L/min.


tempo de exercicio e intensidade:
1hora - 30%VO2 ////////// 30min - 85%VO2max
30%=0,9L/min ////////// 85%=2,55L/min
60min = 54 L O2 ///////// 30min= 76,5 L O2
54 x 5Kcal/L O2=270Kcal ///////// 76,5 x 5 Kcal/L O2= 383Kcal
Pos-exerc=0 kcal //////// Pós-exerc= 35L = 175Kcal
Total + 270 Kcal //////// Total = 558Kcal

Diferença de 288kcal em uma seção de exercicio que gastou metade do tempo. Exercitando 4 vezes por semana a diferença semanal é de 1152Kcal.

* Pós-exerc = Gasto de energia que o corpo tem para recuperação após exercicios intensos (EPOC). Quanto maior a intensidade, maior o gasto posterior.

O que isso tem a ver com carboidratos? São eles a fonte de energia para sustentar exercicios de alta intensidade, por exemplo, a 85% do VO2max.

Num programa de emagrecimento pouco se muda do padrão aproximado de 60% da dieta em carboidratos, 25% proteinas e 15% gorduras. O que se muda é a quantidade ingerida.

Is 40:31
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[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a jjmac pelo seu post:
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