Conheça o emagrecedor que está dando o que falar neste verão!



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Chia, quinoa, goji berry: eles são mesmo ‘superalimentos’?
13-09-2016, 04:35 PM
Resposta: #1
Chia, quinoa, goji berry: eles são mesmo ‘superalimentos’?
[Imagem: _90704753_aquinoafood3.jpg]

A quinoa perde algumas propriedades ao ser lavada antes doc consumo
Da perda de peso até a prevenção do câncer, a lista de efeitos associados aos chamados “superalimentos” em blogs e artigos na internet é impressionante.

Mas será que esses resultados são baseados na realidade? É justamente isso que um artigo na revista New Scientist, especializada em ciências, tenta responder na edição desta semana.

O termo “superalimento” é usado para descrever produtos muito ricos em nutrientes e considerados especialmente benéficos para a saúde. Não se trata, no entanto, de uma definição científica, mas de uma nomenclatura mais bem empregada para fins comerciais.

Em 2007, a União Europeia proibiu o uso do termo em embalagens de alimentos, a não ser que houvesse uma referência a uma propriedade específica fundamentada em estudos de qualidade.

Independentemente disso, a paixão pelos superalimentos segue ganhando adeptos.

Segundo a New Scientist, em uma pesquisa recente feita no Reino Unido com mil pessoas, 61% admitiram ter comprado produtos por considerá-los como “superalimentos”. A publicação britânica decidiu, portanto, investigar que tipo de prova científica existe sobre os benefícios de alguns dos mais populares.

Uma dica? “Os super alimentos são um truque mercadológico”, disse à revista a nutricionista Duane Mellor, da Universidade de Canberra, na Austrália.

A BBC Brasil preparou uma seleção de alguns dos superalimentos investigados pela New Scientist.

[Imagem: _90704755_agoji.jpg]

Há poucos estudos sobre os benefícios reais das goji berries

1. GOJI BERRY

Os frutos vêm de uma planta originária da China, onde são utilizadas na medicina tradicional, que considera que eles fortalecem o sistema imunológico, estimulam a libido e protegem contra doenças cardiovasculares e câncer.

A New Scientist ressalta, no entanto, que não podemos esquecer que a medicina chinesa também valoriza o pó dos chifres de rinocerontes.

A verdade é que há poucos estudos sobre as propriedades das goji berries. A maioria das pesquisas existentes se baseiam apenas em um dos componentes dos frutos, os chamados Polissacarídeos do Lycium barbarum (PLB).

“Mas há razões para ser cético”, diz a revista britânica. “Poucos estudos definem exatamente o que são os PLB e não há pesquisas mostrando os efeitos em seres humanos”.

Outra afirmação em torno da goji berry é a de que elas contêm altos níveis de zeaxantina, um pigmento relacionado à prevenção de doenças degenerativas da visão associadas à velhice.

“Outros alimentos têm o mesmo efeito e são mais baratos. Se quer consumir zeaxantina, pode encontrá-la no espinafre, repolho ou pimentões amarelos”, disse Catherine Collins, nutricionista do Hospital St. George, em Londres.

Sobre a vitamina C, as goji berries contêm níveis mais elevados que os mirtilos, mas é possível obter a mesma quantidade em limões ou morangos.

Veredito: simplesmente um fruto.

[Imagem: _90704756_aquinoa.jpg]

Ainda não se sabe muito sobre as propriedades da quinoa

2. QUINOA

Alguns estudos já mostraram que substituir cereais por quinoa pode ajudar a reduzir o colesterol e ajudar na perda de peso.

Mas, segundo a New Scientist, o número de participantes nesses estudos é tão reduzido que não é possível extrair conclusões sólidas.

Uma das pesquisas, por exemplo, foi conduzida pelo departamento de nutrição da Universidade de São Paulo com apenas 35 mulheres.

Os benefícios da quinoa citados acima são atribuídos a substâncias chamadas saponinas, que atuariam na alteração da permeabilidade do intestino.

Mas ao lavar a quinoa antes do consumo, como se costuma fazer, as saponinas são eliminadas, junto com seus benefícios.

O nutricionista Thomas Simnadis, da Universidade e Wollongong, na Austrália, disse à New Scientist que não sabemos muito sobre as propriedades da quinoa.

Veredito: coma se você gosta, mas não pelos benefícios para a saúde.

[Imagem: _90679668_amirtilo.jpg]

As provas são ‘promissoras’ sobre os benefícios do consumo de mirtilos.

3. MIRTILO

Os mirtilos são frequentemente apreciados pela capacidade de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Um estudo do departamento de nutrição da Universidade de East Anglia de 2012, feito com 93 mil mulheres, mostrou que as participantes que consumiram três ou mais porções de mirtilos e frutas por semana corriam 32% menos riscos de sofrer um ataque cardíaco do que aquelas que ingeriram essas frutas apenas uma vez ao mês.

Segundo a New Scientist, as “provas são promissoras”.

Esses benefícios podem ser atribuídos a compostos chamados de antocianinas, da família dos flavonóides.

De acordo com Gordon McDougall, do Instituto James Hutton, em Dundee, no Reino Unido, apenas uma proporção pequena destes compostos entra na corrente sanguínea.

Não se sabe se são outras substâncias, produtos da decomposição de antocianinas que carregam os benefícios ou se antocianinas atuam melhor no escossistema de micróbios no nosso intestino.

Veredito: super, mas não melhor que outras frutas.

[Imagem: _90704957_achococa.jpg]

O chocolate amargo têm propriedades benéficas, mas quase sempre é misturado a muito açúcar e gordura

4. CHOCOLATE AMARGO

O benefício potencial mais citado do chocolate se relaciona aos chamados flavonoides, compostos encontrados no cacau.

Estudos em colônias celulares e em roedores já mostraram que os flavonóis do cacau aumentam a produção de ácido nítrico, um precursor do óxido nítrico, que regula a pressão sanguínea.

Mas a New Scientist ressalta que os estudos em humanos encontraram resultados contraditórios.

Uma revisão de vários estudos realizada em 2012 por cientistas australianos concluiu que o chocolate rico em flavonóis, o mais escuro e amargo, pode reduzir ligeiramente a pressão, pelo menos no curto prazo.

Mas é necessário realizar mais estudos para determinar se esse impacto é duradouro.

E os efeitos promissores devem ser equilibrados com o fato de que a maiorira dos fabricantes mistura o cacau a grandes quantidades de açúcares e gorduras.

Veredito: tudo bem consumir ocasionalmente, mas não se justifica ingeri-lo em grandes quantidades pelos potenciais benefícios.

[Imagem: _90704958_achia.jpg]

A semente de chia é uma fonte de ômega 3.

5. SEMENTES DE CHIA

Os maias usavam as sementes de chia para fazer desde farinha até chá. É um dos super alimentos que mais está na moda e é possível afirmar que é uma grande fonte de ômega 3, os ácidos graxos que, acredita-se, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e depressão.

Cada cem gramas de sementes de chia contêm aproximadamente 17 gramas de ômega 3. Uma porção de salmão do Atlântico, por exemplo, carrega cerca de 2,2 gramas da substância.

Mas diferentemente do salmão, ao ácidos graxos das sementes de chia estão em forma de ácido alfalinolênico (ALA) que o organismo converte em outros ácidos: o ácido icosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) para obter benefícios cardiovasculares.

E esta conversão tem uma eficiência de apenas 10%, portanto a quantidade de EPA e DHA para cada 100 gramas de chia é de 1,7 grama – menor que o caso do salmão.

Para obter ácidos graxos ômega 3, recomenda-se moer as sementes.

Veredito: boas, mas alguns peixes são mais ricos em ácidos graxos ômega 3.


Os maias usavam as sementes de chia para fazer desde farinha até chá. É um dos super alimentos que mais está na moda e é possível afirmar que é uma grande fonte de ômega 3, os ácidos graxos que, acredita-se, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e depressão.

Cada cem gramas de sementes de chia contêm aproximadamente 17 gramas de ômega 3. Uma porção de salmão do Atlântico, por exemplo, carrega cerca de 2,2 gramas da substância.

Mas diferentemente do salmão, ao ácidos graxos das sementes de chia estão em forma de ácido alfalinolênico (ALA) que o organismo converte em outros ácidos: o ácido icosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) para obter benefícios cardiovasculares.

E esta conversão tem uma eficiência de apenas 10%, portanto a quantidade de EPA e DHA para cada 100 gramas de chia é de 1,7 grama – menor que o caso do salmão.

Para obter ácidos graxos ômega 3, recomenda-se moer as sementes.

Veredito: boas, mas alguns peixes são mais ricos em ácidos graxos ômega 3.

Via: Parabólica Brasil

Fonte: BBC Brasil

Blog Parabólica Brasil
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Sabonetes naturais pelo menor preço é na Tudo Saudável
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Bebida do Tipo Zero Traz Mesmo Risco de Diabetes do que a Normal admin 0 1,951 08-11-2016 06:28 PM
Última Resposta: admin
  Empresa Cria Planta que Produz Tomate e Batata ao Mesmo Tempo ASPIRINA 8 5,372 09-11-2013 10:13 PM
Última Resposta: Célio Freitas

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Entre em Contato | Fórum Notícias Naturais | Voltar ao Topo | Voltar ao Conteúdo | Modo Leve (Arquivo) | Feeds RSS | Site Notícias Naturais | Loja Tudo Saudável
Publicidade:
Loja Tudo Saudável


Recomende o Fórum


Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas Site Notícias Naturais

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 42 usuários online.
» 3 Membros | 39 Visitantes
Albusaq7i, Graberes9p, Mcmurrayaq4s

Estatísticas do Fórum
» Membros: 18,189
» Último Membro: Graberes9p
» Tópicos do Fórum: 3,073
» Respostas do Fórum: 16,590

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Monsanto Ataca a IARC por Rotular o Glifosato Como um Provável Carcinógeno
Última Resposta Por: Jahaisa
Hoje 12:28 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 64
Alimentos: O que Comer para Superar Diferentes Tipos de Câncer
Última Resposta Por: Jahaisa
Ontem 02:33 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 284
A Verdade sobre a Vacina contra a Gripe: Ela é Ainda Menos Eficaz do que nos Disseram
Última Resposta Por: Jahaisa
21-02-2018 06:54 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 257
Quase 300 Americanos Morrem por dia Devido a Medicamentos Aprovados Pela FDA
Última Resposta Por: Jahaisa
20-02-2018 06:20 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 437
Dançarina de 17 Anos Fica Paralisada após Receber a Vacina contra o HPV
Última Resposta Por: Jahaisa
19-02-2018 06:22 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 415
Turbine seu Sistema Imunológico com Cúrcuma e Gengibre
Última Resposta Por: Jahaisa
18-02-2018 09:15 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 418
8 Razões Pelas Quais Você Deve Beber Suco de Gengibre Pela Manhã
Última Resposta Por: Jahaisa
17-02-2018 03:06 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 942
Efeitos Adversos? Garoto de 16 Anos Comete Suicídio Depois de Tomar Tamiflu
Última Resposta Por: Jahaisa
16-02-2018 11:44 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 362
Aumente seu Metabolismo com Sementes de Chia
Última Resposta Por: Jahaisa
15-02-2018 02:07 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 333
[Estudo] Leite Integral Reduz Risco de Ataque Cardíaco e AVC
Última Resposta Por: Jahaisa
14-02-2018 05:40 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 266
Bebida Caseira de Gengibre para Tratar Enxaqueca
Última Resposta Por: Jahaisa
13-02-2018 08:06 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 298
Dúvida - Combinação de pseudo-remédios naturais
Última Resposta Por: configao
13-02-2018 12:33 AM
» Respostas: 2
» Visualizações: 532
5 Ervas e Ingredientes Naturais para Prevenir o Envelhecimento
Última Resposta Por: Jahaisa
12-02-2018 08:29 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 253
Como Usar Mel, Canela e Óleo de Coco para Melhorar sua Memória
Última Resposta Por: Jahaisa
11-02-2018 08:40 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 349
Chá de Canela de Velho – Benefícios e Propriedades
Última Resposta Por: Jahaisa
10-02-2018 06:26 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 416
Benefícios do pepino para a saúde
Última Resposta Por: Bruna T
10-02-2018 03:18 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 254
Propriedades medicinais da Beringela
Última Resposta Por: Bruna T
10-02-2018 03:02 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 199
Parto prematuro: saiba como ele pode ser evitado com progesterona
Última Resposta Por: Bruna T
10-02-2018 02:56 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 177
Infográfico sobre os tipos de parto
Última Resposta Por: Bruna T
10-02-2018 02:52 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 190
12 Benefícios da Siriguela – Para Que Serve e Propriedades
Última Resposta Por: Bruna T
10-02-2018 01:50 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 197
Curcumina Aumenta o Poder Cognitivo, Revela Novo Estudo
Última Resposta Por: Jahaisa
09-02-2018 10:41 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 346
24 Benefícios Surpreendentes do Sal Rosa do Himalaia para a Saúde
Última Resposta Por: Jahaisa
08-02-2018 06:37 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 474
O que é, e para que Serve a Spirulina?
Última Resposta Por: Jahaisa
07-02-2018 04:40 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 475
Por que os Cogumelos Medicinais Devem ser Considerados um Alimento Básico
Última Resposta Por: Jahaisa
06-02-2018 09:46 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 400
Estudos Confirmam: Própolis Possui Efeitos Anticancerígenos
Última Resposta Por: Jahaisa
05-02-2018 05:40 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 504
Principais Benefícios de Beber Bicarbonato de Sódio com Limão
Última Resposta Por: Jahaisa
04-02-2018 06:13 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 520
4 Coisas que Todos Devem Saber sobre o Cálcio
Última Resposta Por: Jahaisa
03-02-2018 03:14 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 686
Diabetes e Doença Cardíaca: Como a Fibra Pode Salvar sua Vida
Última Resposta Por: Jahaisa
02-02-2018 08:52 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 1196
Café Bombado: o café com óleo de coco
Última Resposta Por: Restodontê
01-02-2018 06:18 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 602
5 Remédios Naturais e Eficazes para Reduzir o Estresse e a Ansiedade
Última Resposta Por: Jahaisa
01-02-2018 02:14 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 387

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!