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Biodisponibilidade: Saiba quais alimentos devem ser consumidos juntos
31-08-2019, 08:48 PM (Resposta editada pela última vez em: 02-09-2019 01:31 PM por Jahaisa.)
Resposta: #1
Biodisponibilidade: Saiba quais alimentos devem ser consumidos juntos
[Imagem: 2019-08-31-19-23-42-www-natue-com-br-37cfea37eba1.png]

Ao realizar uma refeição variada, ingerimos diversos nutrientes que podem ou não ser utilizados pelo organismo dependendo de alguns fatores, como as combinações alimentares que interferem na biodisponibilidade dos alimentos.

E o que é biodisponibilidade? O termo biodisponibilidade de nutrientes diz respeito a quanto vamos absorver e utilizar os nutrientes disponíveis nos alimentos. Isso varia de acordo com as interações que esse nutriente vai sofrer, com substâncias [como medicamentos] e até com outros nutrientes. Essas interações podem aumentar ou diminuir a biodisponibilidade dos nutrientes.

Por isso, ao pensar no que vamos almoçar, devemos nos preocupar com as combinações alimentares do nosso prato, pois elas devem favorecer a biodisponibilidade dos nutrientes.

alimentos que devem ser consumidos juntos
Em alguns casos, o próprio alimento tem nutrientes que favorecem a absorção de outro, como no caso do leite, em que o açúcar presente nele [lactose] e a vitamina D aumentam a absorção de cálcio.

Outro exemplo é que ao consumir boas fontes de gordura, como os óleos vegetais e os azeites, aumentamos a biodisponibilidade de algumas vitaminas, como as vitaminas A e D.

As fontes vegetais de ferro, como os feijões e vegetais verde-escuros, tem sua biodisponibilidade aumentada ao inserir uma fonte de vitamina C (laranja, limão, acerola, pimentão, entre outras), potencializando a absorção e a utilização do ferro pelo organismo. Outro benefício de consumir frutas como sobremesa é que a frutose [açúcar presente nas frutas] também favorece a absorção do ferro.

alimentos que não devem ser consumidos juntos
Quem nunca comeu um hambúrguer com queijo ou estrogonofe? Essa combinação pode prejudicar a biodisponibilidade de alguns nutrientes, como o ferro. O cálcio [presente no leite e queijos] compete com o ferro [presente na carne] e esses nutrientes acabam tendo a biodisponibilidade reduzida, pois nenhum é absorvido de forma eficaz.

O consumo de chá também deve ser evitado logo após as refeições, principalmente o chá mate e o chá preto, já que os taninos, substâncias encontradas nesses chás, diminuem a biodisponibilidade de zinco, ferro e proteínas presentes em alimentos como as carnes vermelhas.

Alimentos fontes de vitamina C [laranja, limão e acerola] não devem ser sempre consumidos com alimentos fontes de cálcio [queijos, leite, brócolis e espinafre], pois diminuem a absorção do cálcio dos alimentos. Alguns vegetais ricos em fibras, oxalatos e fitatos – como o espinafre – atrapalham a absorção do cálcio. Assim, esses alimentos que contém oxalato em sua composição devem ser consumidos com alimentos ricos em cálcio, para promover melhor absorção.

Outro caso em que a própria composição do alimento pode alterar a sua biodisponibilidade é o do ovo. Apesar de o ovo possuir uma boa quantidade de ferro, ele possui baixa biodisponibilidade. Isso acontece porque o ovo contém substâncias que impedem a absorção de parte do ferro presente nele.

E a gelatina? Realmente é uma boa fonte de colágeno? Não exatamente! É uma fonte pobre de proteínas e mesmo que tivesse alta concentração de colágeno, após o processo de digestão e absorção o organismo transforma essas proteínas conforme há maior demanda, não necessariamente em colágeno. Para obter mais colágeno através da alimentação é indicado usar o colágeno hidrolisado, que é composto de proteínas menores, o que garante sua absorção em até 90%.

Também é recomendado o consumo de alimentos fontes de silício [espinafre, vagem, aveia, pepino, coentro, lentilha, manga, banana e frutas secas], um mineral importante na formação do colágeno pelo organismo. A vitamina C é um poderoso antioxidante e também favorece a síntese de colágeno pelo organismo.
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