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Apenas UMA Porção de Verduras por Dia Ajuda a Retardar o Envelhecimento Cerebral
02-09-2019, 12:35 PM
Resposta: #1
Apenas UMA Porção de Verduras por Dia Ajuda a Retardar o Envelhecimento Cerebral
[Imagem: Apenas-UMA-Por%C3%A7%C3%A3o-de-Verduras-...A9cada.jpg]

Apenas UMA Porção de Verduras por Dia Ajuda a Retardar o Envelhecimento Cerebral em Mais de uma Década

O envelhecimento causa muitos problemas de saúde indesejados, principalmente o declínio cognitivo e a perda de memória. Normalmente, é dito às pessoas na casa dos 50 anos que nada pode ser feito sobre isso. Mas a diminuição da função cerebral é realmente uma parte inevitável do envelhecimento?

Novas pesquisas da Rush University Medical Center, em Chicago, sugerem que um simples passo pode ser dado para prevenir e reverter o declínio cognitivo relacionado à idade. Os pesquisadores descobriram que comer uma porção de vegetais de folhas verdes por dia pode retardar o envelhecimento cerebral em uma década. Enquanto isso, comer duas porções produz resultados ainda melhores.

"Adicionar uma porção diária de vegetais de folhas verdes à sua dieta pode ser uma maneira simples de ajudar a promover a saúde do cérebro", disse a autora do estudo Martha Clare Morris, epidemiologista nutricional da Rush.

Continua havendo aumentos acentuados na porcentagem de pessoas com demência, à medida que as faixas etárias mais antigas continuam a crescer em número. Estratégias eficazes para prevenir a demência são extremamente necessárias.”

Flavonoides encontrados em folhas verdes retardam o declínio cognitivo

Os pesquisadores da Rush investigaram os efeitos no declínio cognitivo dos nutrientes primários encontrados em folhas verdes, como: folato (vitamina B9), alfa-tocoferol (vitamina E), filoquinona (vitamina K1), luteína, betacaroteno, nitrato e kaempferol.

Para o estudo, eles recrutaram 960 idosos de 58 a 90 anos do Rush Memory and Aging Project, iniciado em 1997. Os participantes faziam parte de comunidades de aposentados da região de Chicago e residentes de complexos habitacionais públicos.

Os pesquisadores dividiram os participantes em cinco grupos, com base na frequência com que comiam verduras. Cada participante respondeu a um questionário de frequência alimentar e foi submetido a avaliações cognitivas por um período médio de 4,7 anos.

Os pesquisadores compararam as avaliações cognitivas dos participantes com a maior (uma média de cerca de 1,3 porções por dia) e a menor ingestão de vegetais (0,1 porções por dia). Eles levaram em consideração idade, sexo, educação, atividades cognitivas, atividades físicas, tabagismo, consumo de frutos do mar e ingestão de álcool e ajustaram seus dados de acordo.

Os pesquisadores descobriram que o consumo de vegetais de folhas verdes está associado a um declínio cognitivo mais lento. Os participantes com alta ingestão de vegetais apresentaram uma taxa mais lenta de declínio do que aqueles com baixa ingestão de vegetais. A diferença na taxa de declínio foi equivalente a 11 anos mais jovem, relataram os pesquisadores.

Com base em suas descobertas, os pesquisadores da Rush concluíram que a alta ingestão diária de vegetais de folhas verdes ou qualquer alimento rico em filoquinona, luteína, nitrato, folato, alfa-tocoferol e kaempferol pode ajudar a retardar o declínio cognitivo relacionado à idade.

[Imagem: tudosaudavel_hor.jpg]


Alimento para o cérebro

Dietas que incluem grandes quantidades de vegetais, como verduras e frutas coloridas e frutas ricas em flavonoides, como frutas cítricas, têm sido associadas à prevenção e melhoria da demência relacionada à idade. de fato, estudos mostram que o consumo de vegetais de folhas verdes como espinafre, couve, repolho e alface pode diminuir significativamente o declínio cognitivo relacionado à idade.

Embora os pesquisadores ainda não tenham descoberto quais nutrientes presentes nos vegetais folhosos são responsáveis ​​por esse efeito, foi sugerido que a combinação de diferentes fitoquímicos, e não nutrientes específicos, é o que fornece benefícios que estimulam o cérebro.

Dito isto, alguns estudos mostram que os componentes individuais de alimentos à base de plantas também têm efeitos protetores contra o declínio cognitivo. Diz-se que a alta ingestão de folato, betacaroteno, luteína e filoquinona protege contra a demência. No entanto, todos esses nutrientes têm diferentes mecanismos de ação, sugerindo que seu efeito sinérgico é o que retarda o envelhecimento do cérebro.

Leia mais:

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Fontes:
- Notícias Naturais: Apenas UMA Porção de Verduras por Dia Ajuda a Retardar o Envelhecimento Cerebral em Mais de uma Década
- Science News: Just ONE serving of greens per day helps delay brain aging by over a decade
GreenMedInfo: One Serving of Greens Daily Slows Brain Aging by Over a Decade
Medical Xpress: One serving of leafy greens a day may slow brain aging by 11 years
Acta Biomedica: Nutritional prevention of cognitive decline and dementia
Ageing Research Reviews: Nutrition for the ageing brain: Towards evidence for an optimal diet
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