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A importância da nutrição adequada na prática esportiva
09-09-2018, 05:01 PM
Resposta: #1
A importância da nutrição adequada na prática esportiva
[Imagem: dwrhx7bfie0whlz97.png]

POR ALEKSANDRA SAHAROVSKY 10:06 18/06/17

A prática de atividade física proporciona inúmeros benefícios como: qualidade de vida, mudanças na composição corporal , desempenho esportivo, fazendo até parte do tratamento multidisciplinar em diferentes patologias. Porém, esses benefícios são conquistados com a parceria entre atividade física (esporte) e nutrição .

A alimentação é o ponto fundamental para um desempenho físico em qualquer modalidade esportiva. Uma alimentação balanceada, completa e programada irá fornecer todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas , minerais, fibras e hidratação) garantindo o funcionamento adequado do organismo, não faltando substâncias para o crescimento , reparo, manutenção e energia aos tecidos do corpo humano.

O carboidrato é a fonte de energia mais rápida que o organismo utiliza. São responsáveis pelas mais simples atividades que o nosso corpo faz como andar, correr , trabalhar e outras funções mais complexas também, como preservar a massa magra através de energia para os músculos , facilitar o metabolismo das gorduras e garantir o bom funcionamento do sistema nervoso central.

Para quem prática atividade física seja por bem estar, estética, lazer ou até mesmo visando competição (atletas), necessita de um aporte de carboidratos na alimentação . Isso porque esse nutriente é o principal responsável em garantir os estoques de energia para antes da prática do exercício , durante a atividade e terá um papel de extrema importância no período de recuperação pós exercícios. Porém é necessário que o profissional da área de nutrição faça uma avaliação para conhecer a frequência, intensidade dos treinos, tipo de esporte , objetivo de cada um para uma melhor adequação das quantidades de carboidrato.

Os alimentos ricos em carboidratos são: arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas, legumes. O consumo do carboidrato correto, em quantidades adequadas, no horário apropriado, garante um melhor resultado na prática da atividade.

[Imagem: dwrhynnpjf9boi3ln.png]


FONTE: https://vidasaudavel.gazetaesportiva.com...esportiva/
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