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10 Alternativas ao Trigo e Farinha de Trigo
02-09-2018, 10:54 PM
Resposta: #1
10 Alternativas ao Trigo e Farinha de Trigo
[Imagem: alternatives-to-wheat-and-w-600x400.jpg]

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O trigo tem sido o principal alimento básico há milhares de anos. É usado em uma variedade de produtos, e o mais popular é a farinha.

O trigo é mais adequado para panificação e outros produtos cozidos, devido ao seu alto teor de glúten. O glúten confere elasticidade e força à farinha de trigo, tornando-a adequada para o cozimento.

No entanto, muitas pessoas são alérgicas ou intolerantes ao glúten, o que pode causar uma alergia ao trigo ou doença celíaca.

Uma alergia ao trigo produz uma resposta imediata do sistema imunológico a uma proteína encontrada no trigo, que pode causar sintomas como distúrbios gastrointestinais crônicos, infecções, asma, eczema, acne, dores nas articulações, fadiga e enxaquecas.

Por outro lado, a doença celíaca é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico confunde o glúten como alérgeno e causa sintomas como diminuição do apetite, diarréia crônica, constipação crônica, vômitos, fadiga e irritabilidade.

Pessoas que sofrem de alergia ao trigo ou doença celíaca devem seguir uma dieta sem glúten e evitar o trigo em qualquer forma.

Felizmente, existem muitas alternativas de trigo que você pode incluir facilmente em sua dieta.

1. Quinoa
Outra alternativa de trigo é a quinoa, um pseudo-cereal, o que significa que é uma semente que é preparada e consumida como um grão. Como é sem glúten, pode ser apreciado por pessoas que são sensíveis ao glúten ou trigo .

A quinoa pura é segura para pessoas com doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaca.

[Imagem: quinoa-salad-opt.jpg]


Quinoa é uma fonte completa de proteínas, pois contém todos os aminoácidos essenciais. Algumas outras vitaminas e minerais importantes da quinoa são o manganês, o fósforo, o cobre, o folato, o ferro, o magnésio e o zinco.

Quinoa tem uma textura crocante e sabor de nozes que o tornam muito popular entre crianças e adultos.

Quinoa precisa ser fervido, então pode ser consumido como acompanhamento ou mingau de café da manhã. Quinoa cozida também pode ser adicionada a saladas ou sopas. Você pode até mesmo moer as sementes para fazer farinha de quinoa.

2. trigo mourisco/sarraceno
O trigo mourisco é outra semente que é erroneamente considerada um grão e tem um sabor aveludado e terroso.

Como o trigo mourisco não é nem um grão nem está relacionado ao trigo, é isento de glúten e pode ser consumido com segurança por pessoas com doença celíaca e sensibilidades ao glúten.

[Imagem: buckwheat-porridge-opt.jpg]


Rico em fibras e proteínas, o trigo mourisco também é rico em ferro, zinco, manganês, magnésio, fósforo e cobre. Também é uma boa fonte de várias vitaminas B, como B6, ácido pantotênico, niacina, folato, tiamina e colina.

Como as sementes de trigo-sarraceno são embaladas com antioxidantes como rutina, taninos e catequinas, são frequentemente chamadas de superalimentos.

O trigo mourisco é fácil de incluir no seu plano de dieta. Ele vem na forma de grumos, sementes, macarrão e farinha. Os grumos podem ser usados ​​para fazer cereais quentes ou frios. Na forma de macarrão, ele pode ser usado em sopas e frituras. Farinha de trigo mourisco pode ser usada para fazer muffins, biscoitos, pães e outros petiscos.

3. Gente / Painço
Tendo um sabor doce e de nozes, o milheto é considerado um dos grãos mais não alergênicos disponíveis. É um dos poucos grãos que são alcalinizantes para o corpo , o que facilita a digestão.

Estas sementes sem grão e sem glúten estão cheias de nutrientes como magnésio, cálcio, manganês, triptofano, fósforo, fibras e várias vitaminas do complexo B. Eles também têm poder antioxidante.

[Imagem: millet-opt-600x499.jpg]


Você pode fazer mingau de café da manhã com milho cozido e adicionar suas nozes e frutas favoritas como coberturas saudáveis. Você também pode adicionar milho a saladas e sopas.

Sua textura de arroz marrom faz com que seja um ingrediente perfeito para usar em pilafs, guisados ​​e a maioria dos pratos asiáticos.

O milheto também pode ser usado em receitas de pão, bolachas e bolinhos como substituto da farinha refinada.

4. Amaranto
O amaranto é outra semente popular que pode ser incluída na lista de grãos sem glúten. Cultivado pelos astecas há 8.000 anos, é um alimento básico dos astecas e maias.

O amaranto é uma proteína completa e rica em fibras, tornando-a perfeita para a saúde digestiva. É também uma boa fonte de muitas vitaminas essenciais, incluindo A, C, E, K, B5, B6, folato, niacina e riboflavina.

[Imagem: amaranth-opt-600x400.jpg]


Além disso, contém cálcio, magnésio, cobre, zinco, potássio e fósforo.

Além disso, funciona como um poderoso agente antioxidante, anti-inflamatório e imunomodulador.

A textura leve, noz ou picante-crocante e sabor do amaranto faz com que seja um grão perfeito para fazer lanches saudáveis. Sua farinha pode ser usada para engrossar sopas, molhos, ensopados e até geléias.

5. Farinha de Aveia
A aveia é um dos grãos integrais mais populares em todo o mundo e por boas razões. Eles são considerados seguros para aqueles com alergia ao glúten e fazem uma ótima alternativa ao trigo.

A aveia é uma boa fonte de fibras e nutrientes como ferro, magnésio, potássio, selênio, folato e até mesmo proteína vegetal. Eles também têm pequenas quantidades de gorduras essenciais. Além disso, eles contêm poderosos fitonutrientes e antioxidantes que são bons para sua saúde.

[Imagem: oatmeal-opt-600x402.jpg]


Como algumas marcas de aveia no mercado hoje contêm uma pequena quantidade de trigo, cevada e centeio, você deve verificar cuidadosamente o rótulo antes de comprar um.

Farinha de aveia é geralmente consumida no café da manhã, mas pode ser apreciada a qualquer hora do dia. Você pode adicionar mel, xarope de bordo, canela, noz-moscada, manteiga, açúcar mascavo, néctar de agave, baunilha ou melado para obter mais sabor e benefícios à saúde.

Você também pode encontrar farinha de aveia no mercado, que tem benefícios nutricionais semelhantes aos da aveia. Ao cozinhar com farinha de aveia, tenha em mente que ele precisa de outras farinhas e amidos para trabalhar em uma receita.

6. Farinha de Mandioca
Esta farinha sem glúten feita a partir da raiz de mandioca (também conhecida como mandioca ou mandioca) funciona como um substituto muito próximo para a farinha de trigo. É feito ralando e secando a raiz de mandioca fibrosa.

A farinha de mandioca é rica em fibras e proteínas. Também possui vitaminas B6, C e K, manganês, potássio, folato, tiamina, magnésio, cobre, niacina, riboflavina, fósforo e zinco.

[Imagem: cassava-flour-opt-600x400.jpg]


Tem uma textura agradável e suave e um sabor suave que o torna muito versátil para usar em diferentes receitas.

A farinha de mandioca funciona como um grande espessante para molhos, molhos, sopas e assim por diante. Você também pode usar esta farinha em pequenas quantidades, juntamente com outras farinhas no cozimento. O amido extraído da raiz da mandioca, chamado tapioca, também funciona como uma ótima alternativa ao trigo.

7. Farinha de Coco
Se você está procurando um substituto saudável para a farinha refinada para usar no cozimento, a farinha de coco é a escolha perfeita.

Esta farinha é excelente para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. A farinha é derivada de ralar a carne de coco fresco, que é então desidratado e desengordurado. O resultado final é um pó fino que parece e se parece com farinha de trigo ou grãos.

[Imagem: coconut-flour-opt-600x400.jpg]


A farinha de coco é uma ótima fonte de fibras, proteínas, manganês, cálcio, selênio, fósforo e potássio. Também contém vitaminas, incluindo vitamina B6 e C, folato e niacina.

Além disso, esta farinha tem os benefícios das propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas.

Você pode usar farinha de coco no lugar da farinha de trigo em todos os tipos de receitas - de pães a bolos e biscoitos. Também pode ser usado para fazer pizza caseira sem grãos.

8. Farinha de Amêndoa
Se você usar farinha de trigo para assar, uma das melhores alternativas é a farinha de amêndoa.

Esta farinha, feita de amêndoas finamente moídas, pode ser usada para assar bolos, biscoitos, muffins, pães e assim por diante. Também pode ser usado como panado para alimentos fritos ou assados.

[Imagem: almond-flour-opt-600x400.jpg]


Farinha de amêndoa tem todos os benefícios de um punhado de amêndoas . Esta farinha é sem glúten, pobre em carboidratos, rica em fibras e uma alta fonte de proteína. Também é rico em vitaminas e minerais, incluindo ferro, riboflavina, magnésio, potássio, cálcio e vitamina E.

Você pode encontrar esta farinha nas versões natural e branqueada, e você pode usar qualquer uma delas dependendo da sua necessidade. No entanto, devido ao seu conteúdo de ácidos graxos, tem uma vida útil curta. Portanto, recomenda-se moer suas próprias amêndoas em um processador de alimentos antes de usar.

9. Farinha de Arroz Integral
Farinha de arroz integral é segura para pessoas que sofrem de doença celíaca. É moído de arroz integral não polido, por isso tem um valor nutricional maior.

[Imagem: brown-rice-flour-opt-600x400.jpg]


Esta farinha é uma fonte maravilhosa de fibra e uma grande fonte de carboidratos saudáveis. Também é rico em proteínas, ferro e vitamina B. Além disso, é rico em manganês, magnésio, fósforo, cobre, cálcio e potássio.

Tem um sabor mais noz e é mais pesado que sua farinha de arroz branca relativa. Pode ser usado em bolos e biscoitos. Também funciona bem em receitas de pão. Você também pode usá-lo para engrossar molhos ou para revestir peixes e outras proteínas.

10. Milho
O milho, consumido como farinha de milho ou farinha, é isento de glúten. Tanto a farinha de milho como a farinha de milho são feitas a partir de grãos de milho secos.

Farinha de milho e farinha de milho são ótimas fontes de carboidratos saudáveis, bem como fibras. Eles também são ricos em antioxidantes como a luteína e zeaxantina que promovem a boa saúde, especialmente para os olhos.

[Imagem: corn-flour-opt-600x400.jpg]


Em termos de panificação, a farinha de milho confere um sabor adocicado e granulado aos produtos de panificação. A farinha também pode ser feita em polentas e mingaus e usada como panado.

Também funciona bem para espessar líquidos e molhos.

Ao comprar farinha de milho ou farinha, verifique o rótulo completamente. Opte por variedades orgânicas e evite milho transgênico .

Existem várias outras alternativas ao trigo e farinha de trigo, incluindo sorgo, farinha de sorgo, farinha de grão de bico, farinha de soja, farinha de cânhamo, farinha de chia, farinha de batata e farinha de batata de arranque.

Recursos:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25059059
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3257612/

FONTE: https://www.top10homeremedies.com/news-f...our.html/3
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