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É melhor contar calorias ou nutrientes?
16-09-2015, 10:13 AM
Resposta: #1
É melhor contar calorias ou nutrientes?
[Imagem: artigo-nutrientes-e-calorias.jpg]


O que são nutrientes? Os nutrientes são encontrados nos alimentos e são importantíssimos para a saúde e para o bom funcionamento do nosso organismo. Nosso organismo não produz esses nutrientes, portanto devemos procurar uma alimentação que os contenha para fazer essa suplementação necessária. Eles são classificados em macronutrientes como o carboidrato, a proteína e as gorduras, e em micronutrientes que são as vitaminas e minerais.


O que são calorias? A caloria é a quantidade de energia, calor ou valor energético que um alimento possui. Elas são importantes, pois são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, funcionando como um combustível para que possamos realizar uma simples atividade do dia a dia como andar e também para a realização da atividade física e para suprir nossas necessidades nutricionais.


Caloria é a quantidade de energia, calor ou valor energético que um alimento possui. Por exemplo, os carboidratos fornecem 4 calorias por grama, as proteínas 4 calorias por grama, as gorduras 9 calorias por grama e o álcool etílico fornece 7 calorias por grama. As calorias são importantes, pois são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, funcionando como um combustível para que possamos realizar uma simples atividade do dia a dia como andar e também para a realização da atividade física e para suprir nossas necessidades nutricionais. Porém, não é só a quantidade de calorias numa alimentação que a faz importante, mas sim a qualidade dessas calorias ingeridas. Portanto, essa história de contar calorias, não significa a certeza de emagrecer ou engordar.


Numa comparação bem simples mostramos o exemplo de se preocupar apenas com a caloria na alimentação: um prato contendo arroz, feijão, verduras, legumes e carne grelhada e um prato de brigadeiro, contêm a mesma quantidade de calorias. Mas qual desses dois pratos tem mais qualidade? Qual tem mais vitaminas, minerais e traz mais benefícios? É fácil dizer, e fácil também chegar à conclusão de que contar a caloria de um prato não é o mais importante em uma alimentação.


Alguns alimentos possuem a chamada caloria vazia, que não nos oferece nada, nenhum benefício a não ser a própria caloria, e isso pode gerar o ganho de peso. Sendo assim, a quantidade de calorias também não é um indicador para o alimento ser saudável ou não. Uma vez que alimentos ou bebidas que contenham poucas calorias podem ter quantidade em excesso de açúcar, gordura, sódio e baixas quantidades de vitaminas, minerais e fibras, como é o caso do prato de brigadeiro.


É sempre importante procurar seguir uma alimentação balanceada, natural e equilibrada, que contenha produtos naturais ricos em macronutriente, micronutriente e também as calorias, que também têm a sua importância para o nosso organismo, prestando atenção inicialmente na sua fonte, da onde essa caloria vem, antes de preocupar-se com a quantidade ingerida. E procure sempre um profissional adequado, como um nutricionista para calcular e adequar melhor a sua dieta. Lembrete: todos os nutrientes possuem um importante papel para o bom funcionamento do nosso organismo.


Quero emagrecer. Mas devo me preocupar com as calorias ou com os nutrientes? Devemos nos preocupar com os dois. Não é só a quantidade de calorias numa alimentação que a faz importante, mas sim a qualidade dessas calorias ingeridas. Ingerir poucas calorias não significa que você possui uma alimentação saudável; a preocupação deve estar em torno dos nutrientes e com a qualidade nutricional desse alimento.


A contagem de calorias que fazemos no dia a dia não garante que estejamos suprindo a quantidade de nutrientes que precisamos, e com a falta de nutrientes ficamos com carência nutricional causando anemia, gripes, resfriados, infecções, viroses e alergias com mais frequência e também ficando com a imunidade baixa.


Um exemplo sobre as calorias é o abacate, muitas vezes ele é retirado da dieta por ser um alimento calórico, mas o que pouca gente sabe é que o abacate contém uma coenzima que auxilia na produção de energia, dando mais disposição, vitalidade, concentração, entre outras. Essa coenzima é chamada de Q10 e quando a ingerimos, a produção de energia é maior para o organismo realizar suas funções, entre elas a perda de peso.


Por outro lado, alguns alimentos possuem a chamada caloria vazia, que não nos oferece nenhum beneficio a não ser a própria caloria, podendo gerar o ganho de peso, pois alguns alimentos ou bebidas que contenham poucas calorias podem ter quantidade em excesso de açúcar, gordura, sódio e baixas quantidades de vitaminas, mineiras e fibras.


Por isso é sempre importante ler os rótulos dos alimentos, verificando as quantidades de açúcar, gordura e sódio, preferindo aquelas com uma quantidade maior de vitaminas, mineiras e fibras. Procure um nutricionista para lhe dizer a quantidade correta de calorias e nutrientes que seu organismo precisa, sem cortar nenhuma das duas opções.

Fonte: http://www.naturaisonline.com.br/p-70-de...r-calorias

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